terça-feira, 17 de maio de 2011

Bill Cunninghan - o fotógrafo que ditou moda


Bem antes dos badalados sites trazerem à tona o olhar sobre a moda de rua e que se  tornaram referências para quem acompanha o street style,Bill Cunningham já clicava grandes personalidades da moda e desconhecidos com visuais interessantes que caminham pelas ruas de Nova York para a coluna “On the Street”, que assina desde o fim da década de 70 para o "The New York Times". O fotógrafo, precursor de um movimento popularizado pela internet, ganhou um  documentário “ Bill Cunninghan New York” para contar sua trajetória e a importância do seu trabalho na moda americana.

Dirigido por Richard Press, seu colega de trabalho no NYT, o filme mostra o senhor de 81 anos circulando de bicicleta pela cidade de Nova York para registrar pessoas, looks, belezas, estranhamentos e as mudanças de comportamento da grande metrópole com um olhar atualizado sobre a juventude e a moda – tanto das ruas quanto de si próprio.

Depoimentos de editoras de moda, jornalistas e personalidades, como Iris Apfel, a italiana Anna de Piagi e Anna Wintour ilustram a importância de Bill na moda. “Todas nós já nos vestimos para ele”, conta a poderosa editora da "Vogue" América.
 
 
Bill Cunningham mudou-se para Nova York em 1948, quando tinha apenas 20 anos e havia acabado de deixar a Universidade de Harvard. Depois de tentar trabalhar em publicidade, decidiu abrir um negócio próprio, a pequena fábrica de chapéus “Willian J.”. Depois de ficar um pouco ausente por ter sido convocado pelo exército dos Estados Unidos, o rapaz retornou para a cidade e começou a escrever para o jornal “Chicago Tribune”. Durante anos, Cunningham contribuiu significativamente para o jornalismo de moda, apresentando ao público americano personalidades como Jean Paul Gaultier e Azzedine Alaia. Ele iniciou o seu trabalho como fotógrafo pelas ruas de Nova York enquanto trabalhou para o jornal, assinando a coluna “Women’s Wear Daily”.

Após ter fotografado Greta Garbo, Cunningham publicou a sua primeira série de fotografias na revista “Times” em 1948, série que desde então passou a ser regular. O editor da publicação, Arthur Gelb, considera estas fotografias um momento decisivo, já que marca a utilização de imagens de pessoas conhecidas sem pedir-lhes permissão. Desde então, a figura doce e simpática que consegue se diluir na multidão vem pedalando pelas ruas de Nova York à procura de algo que o encante.


Acho que a frase dele diz tudo sobre a moda : : “O show da moda está, definitivamente, nas ruas. Sempre esteve e sempre estará”.

 
Fonte: colhercultural.com.br e glamurama.com.br



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